Você já deve ter visto em algum momento da sua vida o símbolo da balança relacionado ao Direito, não é verdade?
No entanto, você sabe o real significado da balança no Direito Mundial?
Não? Então vamos lá !
A balança é um dos mais populares símbolos profissionais, bastando vê-la para indicar que o portador se trata de um advogado ou algo relacionado ao Direito e a Justiça.
O símbolo da balança representa a igualdade e equilíbrio processual conferidos as partes envolvidas em um processo.
A igualdade e equilíbrio processual estão previstos em nossa Constituição e são inerentes ao Estado de Direito.
Mas também sabe-se que uma balança tem função precípua de aferir peso e, no contexto legal, em seus pratos, serão colocadas as partes contendoras, todas as suas provas e, sem qualquer interferência externa (imparcialidade), a balança apontará quem de fato detém a prova mais robusta e portanto, será o vencedor no litígio.
A balança representa o equilíbrio das partes e do julgador, que equidistante das partes exerce seu juízo de valor baseado na oportunidade de defesa das partes.
Um dos pilares do Direito é a imparcialidade, que confere as partes um julgamento justo sem a interferência pessoal do julgador, que está adstrito ao conjunto legal e probatório dos autos, proibido de exercer juízo pessoal de valor.
A paridade das armas e igualdade no processo possibilita ao julgador o exercício do munus de solucionador do conflito de forma mais justa.